Adolfo Simões

IST - FAETERJ – Petrópolis – RJ - Brasil

Gerente de Projetos e Analista de Sistemas Sênior do Laboratório DEXL do LNCC, atuando nos seguintes temas: Big Data(Spark, Hadoop-MapReduce), Banco de Dados, Banco de Dados Distribuídos (entre eles Postgres, Mysql), QEF, Apache Services, Administração de S. O. Windows e Linux, instalação e configuração de cluster. Linguagens de Programação: Java O. O. e Web, Python, HTML 5, CSS, JavaScript, PHP, SQL, C, C#, MS Project, Metodologia Scrum, Planejamento Estratégico. Conhecimento de áreas de negócios, facilitando à investigação e coleta de dados, e conhecimento de soluções orientadas a dados. O meu foco atualmente esta no desenvolvimento de aplicações a tomada de decisão com base na análise de grandes volumes de dados, que está no centro do fenômeno conhecido como Big Data. Aplicações em diferentes áreas, tais como: acompanhamento de atletas de alto desempenho, agropecuária, astronomia, previsão meteorológica, mercado financeiro, recomendações na web, para nomear apenas algumas, utilizam um manancial de dados, gerados diariamente, disponíveis e com a ajuda de modelos computacional sofisticados produzem predições sobre o comportamento futuro das variáveis de interesse. Experiência anterior nas áreas de negócios, em RJ, MG e SP, com atuações nas áreas de Gestão de Projetos e Relações Comerciais e Marketing.

  • Antonio Adolfo Simões Neto
  • November 07
  • LNCC
  • 25651-075 Petrópolis - RJ
  • aasneto@lncc.br
  • (24) 22336183

Areas of Interest

  • Banco de Dados

    Banco de Dados Distribuídos

    Big Data

    Data Mining

    Programação

Projects

  • Astronomia - DES – BRASIL - LineA - Dark Energy Survey
    O levantamento Dark Energy Survey tem o objetivo de estudar a natureza da energia escura, uma componente descoberta recentemente, que representa da ordem de 70% do conteúdo do Universo, sendo esta energia a suposta responsável pela aceleração de sua expansão. O projeto procura determinar a abundância da energia escura e a sua variação ao longo da história do Cosmos, através das seguintes observações: 1- do número de aglomerados de galáxias em função do desvio para o vermelho (redshift); 2- das distorções nas imagens das galáxias causadas pelo efeito de lentes gravitacionais fracas; 3- da caracterização da distribuição de galáxias em grande escala e; 4- da variação da distância de supernovas do tipo Ia com redshift.


    Instalação e configuração do Cluster
    O cluster, formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo especial de sistema operacional e diversos programas especificos.. Muitas vezes é construído a partir de computadores convencionais (personal computers), os quais são ligados em rede e comunicam-se através do sistema, trabalhando como se fossem uma única máquina de grande porte. Há diversos tipos de cluster. o tipo muito usado, é constituído por diversos nós escravos gerenciados por um só computador. Os clusters podem ser usados para uma infinidade de aplicações. Basicamente, para qualquer uma que exija processamento pesado. Como exemplos de aplicações, temos: analises de dados astronômicos, previsão meteorológica (previsão do tempo e condições climáticas), simulações geotérmicas (ou seja, simulação de eventos no solo), renderização de efeitos especiais (muito usado em filmes), simulações financeiras, distribuição de carga, etc.

Contact info

  • Av. Getúlio Vargas, 333, Quitandinha, Petrópolis

  • Email: aasneto@lncc.br
  • Phone: (24) 2233-6183

Let's keep in touch