SBBD 2015 <data:blog.pageTitle/>
Quitandinha - Petrópolis, RJ, on October 13th-16th , 2015

Accepted Short Courses

Minicurso 1:

Título: Processamento de Grafos em Big Data

Resumo: Grafos são estruturas de dados ubíquas em inúmeros domínios de aplicações. Com o advento do fenômeno Big Data, o processamento e armazenamento dos grafos tem exigido o uso de novas técnicas e ferramentas. Nos últimos anos diversos sistemas para processamento de grafos em larga escala foram desenvolvidos. Neste contexto, este minicurso apresenta uma visão geral do estado da arte no processamento de grafos e detalha as principais características e limitações desses sistemas.

Autores:
- Regis Pires Magalhães - Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1995), Especialista em Tecnologias para Web pela Universidade Federal do Piauí (2004), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2012) e doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Assistente da UFC no Campus de Quixadá, atuando principalmente nos seguintes temas: Bancos de Dados, Armazenamento e Processamento de Grafos em Larga Escala, Grafos Dependentes do Tempo, Integração de Dados, Web Semântica e Linked Data. Também tem trabalhado na construção de um framework para manipulação de redes dependentes do tempo.
- Luís Gustavo C. do Rêgo - Mestrando em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Computação pela UFC (2014). Atualmente trabalha na construção de um framework para processamento de redes dependentes do tempo.
- José Antônio F. de Macêdo - Professor Adjunto do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Ceara. Pesquisador nível 2 do CNPQ. Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Pós-doutorado na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíça). Mestre pela PUC-RIO. A sua pesquisa é focada no processamento de dados em larga escala, grafos dependentes do tempo e manipulação de dados espaço-temporais.
- Vânia Maria Ponte Vidal - Professora Associada da Universidade Federal do Ceará onde atua em cursos de graduação e pós-graduação. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1979), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Realizou estágio pós-doutoral na École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça (2007/2008). Suas principais áreas de interesse incluem integração semântica, integração de dados na Web, desenvolvimento de aplicações Web e Servicos Web Semânticos.

Minicurso 2:

Título: Publicação e Consumo de Dados na Web: Conceitos e Desafios

Resumo: A crescente publicação de dados em formato aberto, o paradigma de WoT (Web of Things) e o movimento de OWP (Open Web Platform) confirmam o potencial da Web como plataforma para compartilhamento e troca de dados. Porém, diversos desafios relacionados aos processos de publicação e consumo de dados ainda precisam ser enfrentado a fim de garantir a consolidação desta ideia. Neste minicurso serão discutidos os principais conceitos relacionados aos dados na Web, com destaque para o Ciclo de Vida dos Dados na Web e um conjunto de boas práticas que visam facilitar e aperfeiçoar os processos de publicação e consumo de dados neste novo cenário. Além disso, também serão apresentados os principais desafios enfrentados no uso da Web como plataforma para compartilhamento de dados, bem como serão apresentados direcionamentos para trabalhos futuros na área.

Autores:
- Bernadette Farias Lóscio - Possui doutorado em Ciência da Computação pelo CIn/UFPE (2003) e desde 2010 atua como Professora Adjunto dessa mesma instituição. Suas principais áreas de atuação são Dados Abertos, Dados na Web, Integração de Dados e Web Semântica. Desde 2012, atua como consultora na área de Dados Abertos, além de ter ministrado diversos cursos e palestras sobre esse tema. Dentre os trabalhos realizados, destacam-se a consultoria em Dados Abertos para o Governo Federal de El Salvador e Governo Federal da Costa Rica. Também merece destaque a consultoria para a Prefeitura de Recife, que culminou com o lançamento do Portal de Dados Abertos da cidade. Faz parte do grupo de trabalho do Data on the Web Best Practices do W3C (World Wide Web Consortium), sendo editora de três documentos que estão sendo produzidos pelo grupo: “Data on the Web Best Practices Use Cases & Requirements”, “Data on the Web Best Practices” e “Dataset Usage Vocabulary”.
- Ig Ibert Bittencourt - É pós-doutor em Computação pela Unicamp, Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, Representante Consultivo do W3C, Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas e Co-Diretor do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais. Desde 2011, dedica-se à pesquisa, inovação e empreendedorismo social em Informática na Educação e Ontologias. Ig Bittencourt defende o empreendedorismo social inovador como modelo de desenvolvimento econômico e social necessário para o crescimento sustentável do Brasil. É um dos fundadores da Start-up MeuTutor Soluções Educacionais (ganhadora de prêmios de inovação regionais e nacionais e desenvolve produtos educacionais baseada em ontologias e dados abertos) e um dos criadores da Plataforma JOINT (Java Ontology INtegrated Toolkit, que simplifica o desenvolvimento de aplicações baseadas em ontologias e o consumo de dados conectados).

Minicurso 3:

Título: Tecnologias para Gerenciamento de Dados na Era do Big Data

Resumo: Este minicurso pretende explorar e diferenciar de forma introdutória diversas tecnologias recentes para gerenciamento de dados na era do big data. Será utilizado como pano de fundo para os exemplos um problema clássico da comunidade de bancos de dados: a contagem de triângulos. Esta problema é perfeito para explicar as diferenças entre as tecnologias em termos de representatividade e desempenho, pois pode ser representado por uma simples consulta SQL com duas junções, contudo extremamente complexa de ser executada eficientemente. A partir deste problema, é possível identificar como cada tecnologia se comporta em representar sua solução, bem como seu desempenho. Demonstrações de algumas das principais tecnologias gratuitas serão feitas durante o minicurso.

Autores:
- Victor Teixeira de Almeida - É analista de sistemas na Petrobras, atua na Arquitetura Tecnológica de TIC. Mestre em bancos de dados pela COPPE/UFRJ; doutor em bancos de dados pela Universidade de Hagen, Alemanha; passou um ano (2013) como pós­doutor na Universidade de Washington, Seattle, EUA, no Projeto Myria, uma plataforma de big data como serviço na nuvem. Especialista no gerenciamento de grandes volumes de dados e tecnologias de big data.
- Vitor A. Batista - Possui Mestrado e Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui também duas pós­graduações Lato­sensu em Gestão de Negócios e Finanças pela Fundação Dom Cabral. Tem trabalhado com desenvolvimento de software desde 1997, utilizando diversas tecnologias e frameworks. Atuou como analista de negócios e requisitos, implementador e gerenciou projetos de sistemas de médio e grande porte. No passado foi gerente de processos do Synergia Engenharia de Software e Sistemas (UFMG). Atualmente trabalha como Engenheiro de Software na Petrobras, avaliando novas tecnologias que possam contribuir com a inovação de processos na Companhia. Lecionou diversos cursos de graduação e pós­graduação e possui diversos artigos publicados em conferências e periódicos de Engenharia de Software. Possui certificações técnicas do IEEE (Certified Software Development Professional), da Microsoft (MCSD, MCSE) e da OMG (UML Certified Professional).

Contact