SBBD 2015 <data:blog.pageTitle/>
Quitandinha - Petrópolis, RJ, on October 13th-16th , 2015

Workshop de Teses e Dissertações em BD (WTDBD)

Datas importantes

- Submissão de artigos : 17 de julho de 2015

- Notificação de aceitação : 10 de agosto de 2015

- Versão final: 20 de agosto de 2015

Informações gerais

O Workshop de Teses e Dissertações em Banco de Dados (WTDBD 2015), evento integrante do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados - SBBD 2015, é um fórum dedicado à apresentação e discussão de trabalhos de mestrado e de doutorado em Banco de Dados. O objetivo deste evento é propiciar um ambiente construtivo para discussões, no qual os alunos possam ter uma avaliação de seus trabalhos em fase de desenvolvimento, assim como receberem sugestões e recomendações visando ao aprimoramento das pesquisas desenvolvidas.

O workshop ao longo dos últimos anos tem permitido que seus participantes tenham acesso a um panorama representativo da pesquisa em Banco de Dados no país, estimulando a integração e cooperação de pesquisadores nesta área, além de dar maior visibilidade às pesquisas em andamento para a comunidade acadêmica e industrial.

Submissões

A submissão ao XIV WTDBD deve ser feita por meio do envio de um artigo (resumo estendido) utilizando-se do sistema Easy Chair. O trabalho submetido deverá ser caracterizado como sendo de mestrado ou de doutorado.

Para fins de aceitação, serão priorizados os trabalhos de doutorado que estejam no segundo ou terceiro ano e que tenham sido aprovados no Exame de Qualificação. Similarmente, serão priorizados os trabalhos de mestrado que já tenham proposta aprovada (ou defesa de proposta próxima). Trabalhos em fase de conclusão ou já concluídos não devem ser submetidos.

Os artigos de trabalhos de doutorado devem ser submetidos em inglês. Os artigos de trabalhos de mestrado podem ser submetidos em português ou inglês.

As submissões devem ser acompanhadas de um e-mail do orientador para wtdbd2015@easychair.org, dando ciência da submissão e confirmando se o trabalho submetido preenche os requisitos necessários, citados acima.

Todos os trabalhos devem conter uma folha de rosto, na qual constam exclusivamente:

- Título;

- Nome do Aluno;

- Nome do(s) Orientador(es);

- Nível (mestrado ou doutorado);

- Nome do Programa de pós-graduação;

- Nome da Universidade;

- E-mail de contato do aluno;

- E-mail(s) de contato do(s) orientador(es);

- Ano de ingresso no programa;

- Data do exame de qualificação (no caso de doutorado);

- Data da defesa da proposta (no caso de mestrado);

- Época esperada de conclusão;

- Etapas já concluídas;

- Etapas futuras;

- Resumo em português (mestrado) ou resumo em inglês (doutorado);

- Palavras-chave (máximo de 6);

O conteúdo do trabalho deve iniciar na segunda página e devem ser descritos de forma clara e objetiva, contend dentre outros elementos:

- Fundamentação teórica;

- Caracterização da contribuição;

- Estado atual do trabalho;

- Trabalhos relacionados na área (visão comparativa) ;

- Avaliação dos resultados.

Formato para submissão

Formato: PDF (exclusivamente)

Artigos devem ser formatados segundo o modelo da SBC.

Número de páginas para Mestrado: folha de rosto e 6 páginas de conteúdo.

Número de páginas para Doutorado: folha de rosto e 8 páginas de conteúdo.

Trabalhos em formato diferente de PDF, que excedam o número de páginas, violem as instruções de formato ou de pré-requisito não serão considerados.

A aceitação do trabalho implica inscrição na conferência e apresentação do mesmo, já que o workshop caracteriza-se como um fórum de debate sobre trabalhos em andamento.

Apresentação

Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o workshop e receberão opiniões e críticas de um Corpo Convidado de Debatedores, composto por eminentes pesquisadores da área de BD, bem como da comunidade presente. Espera-se a participação ativa dos alunos no conjunto dos trabalhos do workshop, permitindo ao final do evento identificar as principais áreas de pesquisa no país, promover a integração entre as universidades e entre alunos e professores, bem como delinear áreas de atuação para trabalhos futuros.

Cada trabalho terá 20 minutos para apresentação e 10 minutos de arguição pela banca. Não existe um formato pré-estabelecido de apresentação, porém deverão conter tópicos importantes contemplados no trabalho, tais como: contextualização e apresentação do problema; estratégia de solução; resultados já obtidos; próximos passos até a defesa. Na apresentação dos trabalhos de doutorado os slides devem ser em inglês, mas a apresentação em português. No caso dos trabalhos de mestrado, a apresentação deverá ser em português e os slides podem ser em português ou inglês.

Coordenação de minicursos do SBBD 2015

- Ricardo da Silva Torres IC/UNICAMP - rtorres@ic.unicamp.br

Comitê de programa

Anderson Ferreira, UFOP

André Santanchè, UNICAMP

Carla G. N. Macario, CNPTIA/Embrapa

Daniel de Oliveira, UFF

Daniel Kaster, UEL

Ed Porto, UFPB

Eduardo Cunha de Almeida, UFPR

Humberto Luiz Razente, UFU

Jonice Oliveira, UFRJ

João Cavalcanti, UFAM

Jose Fernando Rodrigues Jr., USP

Jose Monteiro, UFC

Kelly Rosa Braghetto, USP

Leandro Krug Wives, UFRGS

Marcela Ribeiro, UFSCar

Renata Galante, UFRGS

Renato Fileto, UFSC

Robson Fidalgo, UFPE

Contact